
Insetos: Inspiração para a indústria no futuro
Os insetos podem ser muito úteis para a inovação industrial. A forma como
se movem, a maneira como as suas articulações trabalham são pistas
que os cientistas querem aproveitar para desenvolver, por exemplo,
novos processos mecânicos para a indústria.
No Instituto de Tecnologia de Karlsruhe, no sul da Alemanha, uma equipa de
investigação desenvolveu um sistema de de gravação em 3D de altíssima
velocidade, que tira 100.000 radiografias por segundo e forma imagens
tridimensionais extremamente detalhadas dos movimentos dos insetos.
“Desenvolvemos um tipo de cinema 3D que devemos imaginar como uma espécie de cinema em raio-X. Com o filme 3D tiramos tantas fotografias num curto período de tempo que conseguimos criar uma sequência tão rápida que é como um filme real”, explica o biólogo Thomas Van de Kamp
Graças a esta técnica, os cientistas conseguiram observar com enorme detalhe os movimentos dos animais sem os tocar, algo que não é possível com a tomografia computorizada clássica, segundo os investigadores. É como observar os insetos de um novo ângulo, afirmam.
“Conhecemos mais de um milhão de espécies de insetos e não conhecemos de todo como funciona a dinâmica interna dos seus movimentos. Esta tecnologia consegue observar os movimentos e podemos, por exemplo, ver que possíveis aplicações existem para um tipo de articulação”, refere Van de Kamp.
As articulações dos insetos podem, por exemplo, vir a inspirar novos sistemas mecânicos. O estudo do movimento destes pequenos seres pode vir a dar uma contribuição gigantesca para a indústria no futuro.
Fonte: euronews
